25/09/2017 - Jovens Vereadores discutem regimento interno
Na noite da última sexta-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, foi realizada a primeira reunião do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. Os estudantes discutiram alguns pontos do regimento interno. Um novo encontro está agendado para o dia 6 de outubro.

Um dos assuntos discutidos foi em relação a escolha do Presidente. Após sugestão dos orientadores do programa, os jovens Parlamentares optaram pela eleição. Assim, o Presidente será aquele que receber maior número de votos proporcionais obtidos em votação na sua escola. Foi proposto também que houvesse sorteio, como foi nessa legislatura, mas foi rejeitada.

Foi definido também pelos estudantes participantes do programa, que na ausência do titular e suplente, assumirá a vaga o suplente de outra escola, na ordem de classificação de votação proporcional.

O regimento interno do programa será definido pelos próprios Jovens Vereadores durante a legislatura, que irá até abril de 2018. Na próxima reunião, além de novas discussões sobre o regimento, os estudantes poderão saber mais como funciona uma sessão, para que em breve, em novo encontro, seja simulada uma sessão, com discussão e votação de proposituras.

A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. Participam dessa legislatura as seguintes escolas: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques S. Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.

Os Jovens Vereadores são: Carla Beatrtiz Adolfo, Flávio dos Santos Neto, Evelyn Lopes Gomes, Matheus Silva, Cibely ferreira, Tiago Costa, Brenda Fernandes Nascimento, Gabriel de Oliveira Cunha, João Pedro Gaia, Rafael Leite da Silva, Pablo Henrique Esteves da Silva, Marianna de Oliveira Cotia, Yasmin Barbosa Santos, Taylor Lopes e Nathaly de Andrade Araujo.

Os suplentes desta segunda legislatura são: Lucas do Nascimento Cheven, Felipe Dias Martim, Maria Helena de Brito, Eric Diogo, Laura Nunes, Emanuel C. A. Cardoso, Maria Manoella da Silva, Monique Rodrigues da Conceição, Aghatta Victoria Araujo Nascimento, Michele Fontes do Rosário, Thalyta de Sales Gourlart, Caio Lima Gomes de Sousa, Yasmin Moreira Aquino dos Santos, Alexia Victoria Araujo Nascimento e Gabriel Santos da Silva.

Para ser um Jovem Vereador, os alunos elaboraram um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.

Av. Frei Pacífico Wagner, 830 - Centro - CEP: 11 660-280
Tel: 12 3897 2525
Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 12h às 18h