05/04/2023 - Alexandre da Viola recebe título de Mérito Cultural na Câmara Municipal

A Câmara de Caraguatatuba promoveu na última quarta-feira(29) a solenidade de entrega do título de Mérito Cultural ao professor Alexandre Marinho Nunes. O vereador Cristian Bota, autor do decreto legislativo nº 464, que concedeu a homenagem em referência aos relevantes serviços prestados na área de cultura da cidade.

Na ocasião, o vereador Cristian Bota também presidiu a sessão que contou com a presença do vereador e segundo secretário da Mesa Diretora, Marcos Kinkas, e da presidente da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc) Malu Baracat.

Alexandre Marinho Nunes nasceu em 1971 na cidade de Mogi das Cruzes, e aos 12 anos o violão ganhado de presente de sua avó despertou seu interesse pela música. Mudou-se para Caraguatatuba no ano de 2003 e logo começou a trabalhar ministrando aulas particulares de violão popular, erudito e viola caipira.

No ano de 2004, fundou a “Orquestra de Violeiros Estrela de Ouro de Caraguatatuba formada pelos próprios alunos da viola caipira e de violão. Na Fundacc, atuou entre os anos de 2004 e 2017 como professor nas oficinas culturais nos bairros do Poiares, Perequê-Mirim, Pegorelli, Sumaré e Travessão.

Também foi professor e regente na Cooperativa Cultural Brasileira (CCB) e nos Polos do Projeto Guri nas cidades paulistas de Paraibuna e São Sebastião durante os anos de 2003 e 2009.

“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós em poder homenagear este grande profissional e talentoso músico que muito contribui para o desenvolvimento cultural de Caraguatatuba”, finalizou Cristian  Bota.