Na última sessão ordinária, realizada no dia 03 de agosto, os vereadores de Caraguatatuba aprovaram, por unanimidade, a moção 42/2021, de autoria do vereador Cristian Bota, em que congratula com o SEBRAE-SP pelos relevantes serviços prestados ao Município.
O Sebrae faz parte de um sistema criado em 1972 - Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae) vinculado ao Governo Federal. A partir de 1990, a entidade transformou-se num serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.
Formalmente, trata-se de uma entidade civil sem fins econômicos, criada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, regulamentada pelo Decreto nº 99.570, de 9 de outubro de 1990, posteriormente, alterada pela Lei nº 8.154, de 28 de dezembro de 1990. O Sebrae-SP é uma entidade que tem em seu conselho administrativo representantes da iniciativa privada e do setor público. Essa composição visa sintonizar as ações que buscam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas de desenvolvimento econômico e social. Constitui-se, portanto, numa instituição que prepara os micro e pequenos empresários para obterem as condições necessárias para crescer e acompanhar o ritmo de uma economia competitiva.
“Como é de conhecimento público, o SEBRAE-SP, colocou como seu principal desafio levar informações e conhecimentos em gestão empresarial a empreendedores de São Paulo, em especial nesta época de retomada de nossa economia, política e saúde pública. Além disso, tem como missão o fomento à cultura empreendedora e promoção da melhoria do ambiente empresarial por meio de ações de políticas públicas”, disse Cristian Bota em sua moção.
O escritório Regional do SEBRAE-SP em São José dos Campos, que completará em 2021, 30 anos é responsável por atender 18 municípios da região, que possui cerca de 1,8 milhão de habitantes e contempla 166 mil pequenos negócios. Nessas 3 décadas de operação estima-se mais de 500 mil atendimentos realizados, dos quais +36 mil atendimentos somente no primeiro semestre de 2021 (50% para Potenciais Empresários e 50% para Pequenas Empresas).
“Temos de parabenizar o trabalho realizado pelo escritório de São José dos Campos que, hoje, é comandado pelo Jardel. Ele tem uma frase muito importante e que nos faz realmente lembrar a importância do trabalho do Sebrae quando ele diz que atrás de qualquer CNPJ existem muitos CPFs”, finalizou Cristian Bota.