18/05/2017 - Câmara concede título de Cidadão Caraguatatubense a Fausto Benatti

O Poder Legislativo de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira, 19 de maio, a partir das 19h30, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Fausto de Vita (Benatti), pelos relevantes serviços prestados ao município.

A honraria será concedida por meio do Decreto Legislativo 342/17, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, de autoria da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos.

Letrista, decorador carnavalesco e exímio jogador de futebol, Fausto de Vita, conhecido como Benatti, nasceu em 11 de junho de 1932, na cidade de São Paulo. Filho de italianos, seus pais e avós desembarcaram no Brasil no navio de imigrantes em 1905.

Aos cinco anos de idade perdeu a sua mãe. Daí em diante, teve a influência de uma rígida e rude madrasta. Estudou na adolescência em colégios internos, serviu o exército e mudou-se para o Litoral Norte Paulista aos 26 anos, com muitos sonhos e em busca de novas aventuras.

Antes de adotar Caraguatatuba como a sua cidade do coração, morou na Maranduba, em Ubatuba, por dois anos. Trabalhou como letrista, decorador de bailes carnavalescos e de carros alegóricos das escolas de samba, sendo o responsável pela decoração das avenidas da cidade durante os carnavais.

Benatti é casado com Isaura, caiçara, com quem teve seis filhos. Cinco deles residem em Caraguá e uma filha mora fora do país.

Junto com muitos caraguatatubenses superou a catástrofe de 1967 que assolou a cidade. A Oficina Benatti Letras, hoje tocada por um de seus filhos, e sua residência, sofreram com a tromba d´água, que levou toda a propriedade e seus pertences. Na época, a esposa estava grávida.

Na ocasião, Benatti já tinha escolhido a sua cidade. Mesmo triste, não desistiu e lutou para reerguer a sua vida Adquiriu uma casa no bairro Sumaré, onde construiu sua casa, sua família e seus sonhos.

O novo Cidadão Caraguatatubense participava da vida social da cidade, sendo muito conhecido por políticos e no meio esportivo, como excelente jogador de futebol. Fez parte do plantel do Esporte Clube XV de Novembro. Apaixonado pela Sociedade Esportiva Palmeiras, Palestra, como gosta de chamar o time do coração, chegou a treinar no clube na categoria juvenil.

Aposentado dos gramados, ainda freqüenta os campos de futebol de Caraguá para estar próximos dos amigos veteranos da bola. É comum encontrar-se com Benatti passeando de bicicleta pela cidade, espalhando sua alegria e vontade de viver.