Foi realizada na noite da última sexta-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a sessão solene de entrega do título de cidadão caraguatatubense ao Padre Alessandro Henrique Coelho, concedido por meio do decreto legislativo 234, de 01 de março de 2013, de autoria do vereador José Mendes de Souza Neto (Neto Bota).
Centenas de pessoas lotaram o plenário Benedito Zacarias Arouca para acompanhar a homenagem feita a Padre Alessandro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Além do Presidente do Legislativo, Neto Bota, autor da honraria, vereadores estiveram presentes na solenidade que também teve a participação de secretários municipais e padres de toda a região.
“A quantidade de gente que se fez presente nessa homenagem mostra o grande homem que é o Padre Alessandro, o quanto ele é querido por essa cidade que o acolhe como filho”, disse Neto Bota.
Nascido em 13 de dezembro de 1975, na cidade Franca, o novo cidadão caraguatatubense, que veio para Caraguá em 1987, emocionou aqueles que acompanharam a sessão quando momentos de sua vida foram narrados.
“Foi um dia especial para o Padre Alessandro e principalmente para Caraguá. Eu e minha família, que sempre olhamos com carinho para a área social, temos uma identificação enorme com ele. Um cidadão que transmite o amor e a solidariedade. Essa homenagem é justa e sincera”, comentou o autor da honraria, Neto Bota.
O homenageado desde jovem, ainda em sua cidade natal, demonstrava sua religiosidade, participando das missas das crianças, catequese e terço nas famílias. Em Caraguatatuba, aos 12 anos, foi crismado e já participava ativamente da Paróquia Santo Antonio.
Durante um tempo, Padre Alessandro ficou afastado da igreja e depois de um questionamento de sua mãe em uma festa de Pentecostes, onde hoje é a Catedral Divino Espírito Santo no bairro do Indaiá, voltou a participar ativamente da vida cristã. Nesse período conheceu o Pe. Luiz Carlos, então vigário paroquial da Matriz de Santo Antonio que realizava um trabalho com a juventude, cujo objetivo era o de despertar a consciência religiosa, política e social.
No ano de 1993, após fazer acompanhamento vocacional, entrou para o seminário e mudou-se para a cidade de Santos, onde formou-se em Filosofia na Unisantos. Em seguida foi transferido para São Paulo para estudar Teologia. Em 1999, depois da instalação da Diocese, decidiu voltar para Caraguatatuba pelo desafio da missão e amor pela cidade. Foi ordenado diácono no dia 09 de dezembro de 2000, e Padre no dia 09 de junho de 2001, ambas na Catedral Divino Espírito Santo em Caraguatatuba, local que em 2009 assumiu como pároco e como vigário geral da Diocese.
“Há 11 anos, no chão desta terra, o Padre Alessandro se ordenou sacerdote para estar a serviço do povo, seja através de sua religiosidade, do social e de outros tantos serviços que presta em prol de nossa comunidade”, falou Neto Bota.