20/09/2017 - Câmara Jovem terá sua primeira reunião

Os Jovens Vereadores, integrantes do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara, se reunirão nesta sexta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.

Esse será o primeiro encontro para a realização dos trabalhos dos Jovens Vereadores, que foram diplomados e empossados no último dia 6, em solenidade realizada no Legislativo Municipal e que elegeu o estudante Tiago Costa, da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, como Presidente.

No encontro dessa semana, os Jovens Parlamentares deverão discutir sobre o regimento interno para poderem regulamentar o funcionamento do programa.

Os alunos das escolas que foram eleitos e os seus suplentes serão auxiliados pela comissão do projeto, coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira; juntamente com o assessor de comunicação da Câmara, Vitor Miki; a chefe de seção técnica pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Sandra de Paula e o chefe de seção de programas e atividades, Mário Luiz da Silva.

O programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. Participam dessa legislatura as seguintes escolas: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques S. Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.

Os Jovens Vereadores são: Carla Beatrtiz Adolfo, Flávio dos Santos Neto, Evelyn Lopes Gomes, Matheus Silva, Cibely ferreira, Tiago Costa, Brenda Fernandes Nascimento, Gabriel de Oliveira Cunha, João Pedro Gaia, Rafael Leite da Silva, Pablo Henrique Esteves da Silva, Marianna de Oliveira Cotia, Yasmin Barbosa Santos, Taylor Lopes e Nathaly de Andrade Araujo.

Os suplentes desta segunda legislatura são: Lucas do Nascimento Cheven, Felipe Dias Martim, Maria Helena de Brito, Eric Diogo, Laura Nunes, Emanuel C. A. Cardoso, Maria Manoella da Silva, Monique Rodrigues da Conceição, Aghatta Victoria Araujo Nascimento, Michele Fontes do Rosário, Thalyta de Sales Gourlart, Caio Lima Gomes de Sousa, Yasmin Moreira Aquino dos Santos, Alexia Victoria Araujo Nascimento e Gabriel Santos da Silva.

Para ser um Jovem Vereador, os alunos elaboraram um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.