Empossados oficialmente no dia do aniversário da cidade, os jovens vereadores, que participam da 5ª edição do programa Câmara Jovem de Caraguatatuba, agora terão a missão de eleger os representantes da Mesa Diretora em sessão ordinária que acontece no dia 18 de maio, às 9 horas.
Assim como acontece com os vereadores eleitos pela população, os jovens vereadores devem escolher entre os candidatos quem irá assumir os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário da mesa diretora para a condução dos trabalhos legislativos no decorrer do ano.
De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Alberto Paulino Ferreira, a simulação é a mais realística possível. “Os jovens vereadores titulares que queiram assumir um dos cargos da Mesa Diretora devem se candidatar e a escolha se faz através de uma eleição entre os titulares”, explicou.
Solenidade de Posse
Pela primeira vez, integrando a programação oficial do aniversário de Caraguatatuba, foi realizada no dia 20 de abril a solenidade de posse dos jovens vereadores da quinta edição do programa Câmara Jovem no Teatro Mario Covas. O evento marcou o início das atividades parlamentares dos jovens vereadores.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e os vereadores Aguinaldo Butiá, Marcos Kinkas, Gil Oliveira, Vera Morais, Baduca Filho, Antonio Carlos Junior, Cristian Bota; o prefeito Aguilar Junior, a presidente da Fundacc, Malu Baracat, o vice-prefeito José Ernesto Servidei, o prefeito e o presidente da Câmara de Ilhabela, respectivamente Toninho Colucci e Alessandro Abençoado e o presidente da Câmara de São Sebastião Marcos Fuly.
O coordenador Carlos Alberto destacou o processo de formação para a cidadania dos jovens. “Nós tivemos a oportunidade de acompanhar as eleições realizadas nas escolas. Todo o conteúdo é preparado para que os jovens exerçam sua cidadania de forma consciente e com responsabilidade”, destacou.
Para o presidente da Câmara, Tato Aguilar, foi um dia grandes comemorações. “Vocês são os grandes protagonistas da quinta edição deste programa, então aproveitem cada momento para que possam trazer novas ideias e sugestões para nós, vereadores”, enfatizou Tato Aguilar.
O prefeito Aguilar Junior comentou a importância do trabalho da Câmara Jovem para o futuro da cidade. “Certamente esta é uma semente que estamos plantando para o futuro de nossa cidade”, comentou.
O programa Câmara Jovem tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes da cidade regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência do processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.