20/01/2021 - Câmara Municipal faz treinamento para implantação do Processo Eletrônico Legislativo

Iniciativa pioneira na região visa dar mais agilidade aos procedimentos dentro da Casa de Leis

Servidores públicos, assessores e vereadores eleitos da Câmara Municipal de Caraguatatuba participaram na tarde desta terça-feira (19) de um treinamento para a utilização e a implantação do sistema legislativo eletrônico.

A iniciativa, que é pioneira na região faz parte do projeto de modernização legislativa e proporcionará mais agilidade, economicidade e menos burocracia no processo de tramitação dentro da Casa de Leis.

Com a implantação do sistema eletrônico, por exemplo, o protocolamento de todas as proposituras dos vereadores será feito de maneira digital, bem como será possível o acompanhamento, em tempo real, da tramitação dos projetos, desde o protocolo virtual até a tramitação final no Plenário.

De acordo com o presidente da casa, o vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (PSD), o Tato Aguilar, o programa foi adquirido no final de 2020. “ É um sistema que já havia sido adquirido no ano passado e agora faremos a implantação completa do sistema. Com isso daremos mais agilidade a todo o processo dentro do legislativo garantindo economia e respeitando o meio ambiente com a diminuição na circulação de papeis”, destacou.

Para o vice-presidente da casa, o vereador Jameson Duarte,  Chick Show, a modernização do sistema é um grande avanço para o legislativo. “Iniciamos um importante trabalho para que o trabalho dos vereadores mais rápido diminuindo burocracias e facilitando ainda mais a resposta ao cidadão, principal interessado em nosso trabalho”, frisou Duarte.

Também participaram do treinamento os vereadores Marcos Kinkas (PSD), Jair Silva (PP), Vera Morais (PV), Antonio Carlos Junior (PSDB).