A Câmara Municipal lançou na tarde da última quarta-feira (04), no plenário do legislativo, o Programa Câmara Universitária. O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar e também contou com a participação do assessor jurídico da casa, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, do Coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Módulo e da Faculdade de São Sebastião (FASS), Profº Dr. Marcelino Matsuda, da Professora do Centro Universitário Módulo, Mestra Roberta Salazar, do vereador e presidente da frente parlamentar, Gil Oliveira e de estudantes universitários da região.
O programa Câmara Universitária é uma iniciativa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caraguatatuba (ELECC) em parceria com o Centro Universitário Módulo e a Faculdade de São Sebastião (FASS), firmada por meio de convênio de cooperação pedagógico-técnico-científico e que tem como objetivo geral aproximar os acadêmicos do poder legislativo municipal para assim despertar o senso crítico e a capacidade argumentativa dos estudantes na discussão e deliberação das proposituras e buscar soluções para problemas sociais estabelecidos.
O conteúdo programático do programa versa sobre os seguintes temas: a importância do parlamento para a democracia, o processo legislativo e sua dinâmica política, atividades desenvolvidas pelas comissões, discussões e deliberações plenárias, pesquisa e produção de conteúdo sobre política e temas relevantes para debates no plenário.
A execução se efetiva a partir de um estágio-visita de curta duração na Câmara Municipal em que será ofertado aos alunos participantes noções básicas sobre o processo legislativo municipal; cidadania; democracia e direito parlamentar sobre um tema social pré-estabelecido.
A Profª Mestre Roberta Salazar ficou lisonjeada com o convite: “Todas as ideias devem ser discutidas, compartilhadas e aprimoradas e devolvidas aos cidadãos, concretizando a soberania popular e legitimando seus direitos. É muito bom saber que nós, do Centro Universitário Módulo, firmamos esta parceria e estamos aqui para contribuir com esse diálogo constitucional e necessário para nossos ideais educacionais”, frisou.
O Profº Marcelino Matsuda agradeceu a parceria de todos os envolvidos: “Agradeço a oportunidade em nome da instituição Cruzeiro do Sul do Centro Universitário Módulo e também à Faculdade de São Sebastião, ao vereador Gil Oliveira por ter abraçado este projeto e a todos os estudantes que foram impulsionados a realizar pesquisas para contribuir com seus aprendizados deste programa acadêmico científico que foi firmado com a Câmara Municipal”, ressaltou.
“Quero cumprimentar a todos os alunos que estão aqui presentes e parabenizar o presidente da Câmara, Tato Aguilar, por trazer a propositura do Programa Escola Legislativa, que leva mais transparência aos munícipes. Esta é uma oportunidade que a população tem de estreitar seu relacionamento com a Câmara Municipal. Estou à disposição para contribuir sempre da melhor forma possível”, destacou o vereador Gil Oliveira.
O assessor jurídico da casa, Profº Carlos Alberto Paulino Ferreira destacou a importância da participação dos alunos no projeto: “Quero agradecer a confiança de todos aqui presentes. Esta parceria firmada entre o centro universitário e o poder legislativo é uma parceria que se revela grandiosa, pois tanto o poder legislativo como a universidade são locais de produção de conhecimento. Precisamos promover ações no campo da educação para impactar a sociedade de maneira positiva”.
O presidente da Câmara, Tato Aguilar, ficou honrado com a participação e empenho de todos para a execução do programa: “Quero agradecer ao Profº Beto, que contribuiu para o crescimento do parlamento e da sociedade no campo educativo, a presença dos professores e do vereador Gil Oliveira, e dizer que é uma honra recebê-los no plenário. Quero dar a vocês, estudantes, a mesma oportunidade que damos aos estagiários de diversos cursos universitários para que possam vivenciar na prática esta oportunidade única”, finalizou.