A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na terça-feira, a 41ª sessão ordinária do ano, com a prestação de contas do Prefeito Municipal, Aguilar Junior. A sessão se faz necessária em respeito ao inciso VII, artigo 49 da Lei Orgânica Municipal (LOM), que determina a presença do Chefe do Executivo uma vez por ano, sempre na última sessão ordinária.
Acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, do vice-prefeito e secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Campos Junior, além de diversos secretários municipais, o Prefeito apresentou um vídeo de 15 minutos e entregou um informativo com as principais ações do governo neste ano.
“2017 foi para arrumar a casa. 2018 será o ano de investimentos. Embora tenhamos implantado um governo humanizado, de ouvir a população, sinto que ainda devo estar mais próximo das pessoas”, disse o prefeito ao abrir seu discurso.
Na área da Saúde, Aguilar Junior anunciou que vai aumentar as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.
Além disso, declarou que vai implantar o SIS (Sistema Integrado de Saúde) com informações dos pacientes em tempo real, que irá facilitar a marcação de consultas, liberação de exames, de medicamentos, entre outras ações.
Na pasta da Segurança, o prefeito anunciou a implantação de mais câmeras de monitoramento na cidade e a instalação de iluminação pública em todos os bairros. Na educação, com a entrega de duas novas creches, o anos de 2018 inicia com a demanda quase zerada de vagas. “Pegamos uma fila de 1,2 crianças e já reduzimos essa espera com a criação de mais de 500 vagas”.
Através de parceria com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), o prefeito anunciou que a cidade inicia em 2018 obras de drenagem na cidade. Outro destaque feito por ele foi o projeto de revitalização e enroncamento do Rio Juqueriquerê, que promoverá geração de renda e o fomento do turismo náutico.
Realização de concurso público, projeto para a nova Prefeitura, saneamento básico, pavimentação de ruas e obras de infraestrutura em todos os bairros também foram outros itens mencionados pelo prefeito.
2017
Aguilar Junior destacou alguns programas que foram sucesso em 2017, como a regularização fundiária, que propiciou a entrega de 1,2 mil títulos de propriedade para moradores da cidade. “É emocionante ver as pessoas receberem a escritura definitiva”.
Ele elencou também a retomada do Banco Municipal de Alimentos, a realização de cursos profissionalizantes através do Fundo Social de Solidariedade, a inauguração de uma Unidade do Conselho Tutelar na Região Sul, a implantação da coleta seletiva, bem como a contratação de uma empresa de limpeza pública.
Não deixou de citar a importância que o servidor público tem em sua gestão e falou de benefícios retomados, como o retorno da falta abonada e a carga suplementar para professores. “Realizamos o Plano de Amortização do CaraguaPrev, que é a aposentadoria do servidor. Colocamos em lei a obrigatoriedade de pelo menos 20% dos servidores efetivos em cargos comissionados. Não mediremos esforços para melhorar as condições do servidor, a mola mestra de uma administração”.
O prefeito disse não ter sido fácil trabalhar com um orçamento confeccionado pela gestão anterior. “Tenho certeza que 2018 será um ano de realizações, pois teremos um orçamento planejado por nossa equipe. Vem aí mais creches, escolas, uniformes, mais profissionais de saúde, mutirões, obras, cursos de qualificação, pavimentações. Começaremos o próximo ano com investimentos em todos os setores”, destaca.
Aguilar Junior finalizou a Prestação de Contas destacando que todas as obras deixadas por gestões anteriores serão entregues. “Nenhuma obra deixará de ser concluída. Tratamos com respeito o dinheiro público. Se há obras que ainda não foram finalizadas, é porque ou a empresa contratada abandonou ou a Justiça encontrou problemas”.