19/09/2013 - CAR da Base de Gás cobra explicações sobre vazamento

A Comissão de Assuntos relevantes, constituída com a finalidade de promover estudos e propor medidas relacionadas a segurança e meio ambiente, composta pelos vereadores Wenceslau de Souza Neto (Lelau), presidente; pelo relator Julio Cezar Alves e pelo membro Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), esteve reunida na tarde da última quarta feira, 18 de setembro, com representantes da Petrobras, responsáveis pela UTGCA.

O objetivo da reunião foi cobrar explicações sobre a notícia que a comissão recebeu de um vazamento de 400 litros de C5+ e benzeno. Indagado pelos integrantes da CAR sobre a ocorrência, noticiada pela mídia, o gerente setorial de operações Valmor Buss a confirmou, com a ressalva de que os vazamentos em nenhum momento teriam colocado em risco a integridade física dos trabalhadores e gerado impacto ambiental como relatado pela imprensa.

Segundo Valmor, a UTGCA conta com uma comissão de acidentes composta por representantes da CIPA e de diversos setores, que está encarregada de avaliar a dimensão dos acidentes. Asseverou que dos 400 litros de C5+, cerca de apenas 100 litros teriam atingido o entorno da unidade, pois, grande parte ficou retida na bacia de contenção.

Já a afirmação de terem ocorrido vários vazamentos, Valmor explicou que o vazamento do líquido inflamável C5+ e benzeno, ocorrera uma única vez, posto que os demais foram de óleo lubrificante.

Questionado, ainda, se tais acontecimentos haviam sido informados aos órgãos ambientais, Valmor após descrever em detalhes as ocorrências, afirmou que todos os trabalhadores da UTGCA são treinados para situações de risco. Explicou que existe um protocolo a ser obedecido em tais circunstâncias, e todos os órgãos ambientais ou de segurança foram cientificados por meio do CADINC – banco de dados de acidentes da Petrobras – incluindo entre eles o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Outro assunto abordado na reunião fora a contratação de mão-de-obra pela UTGCA e pelas empresas prestadoras de serviços. A equipe técnica informou que aproximadamente 80% dos contratados são moradores da cidade e região.

A equipe técnica da UTGCA e os integrantes da CAR convencionaram formular um calendário de reuniões com pauta de assuntos pré-estabelecida. Lelau, presidente da comissão, considerou positivo esse segundo encontro com representantes da Petrobras. “Foi ótima a reunião. Mais uma vez fomos muito bem recebidos e pudemos esclarecer algumas dúvidas e principalmente cobrar maiores informações que chegou para gente sobre o vazamento de gás. A segurança dos munícipes deve estar em primeiro lugar”, finalizou o vereador.