Foi realizada na tarde desta quarta-feira, a segunda sessão ordinária do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara, que teve a discussão e aprovação do projeto de lei nº 04/17, que dispõe sobre a criação do conteúdo curricular de geografia educação em arborização urbana, no município de Caraguatatuba.
De acordo com a propositura, de autoria da aluna Brenda Fernandes Nascimento, da EMEF Profº Antonio de Freitas Avelar, todas as escolas do município, públicas ou privadas, oferecerão o conteúdo curricular, para que seja aplicado ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental.
Na primeira parte da sessão foi aprovado o requerimento 02/2017, de Gabriel de Oliveira Cunha, que requer do Poder Executivo, informações sobre serviços públicos municipal de saúde.
O Jovem Vereador, em sua propositura, diz que em sua unidade escolar e na comunidade em que reside, há constantes comentários, nada elogiosos, acerca da qualidade da prestação de serviços de saúde prestados nas Unidades Básicas de Saúde do município.
Essa é a primeira turma do programa Jovem Legislador no novo formato criado pelo projeto do Presidente Renato Leite Carrijo de Aguilar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. O objetivo do programa é oferecer aos estudantes do município, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.
Na primeira sessão ordinária, foi aprovado o projeto de lei 01/17, de Nataly de Andrade Araújo, que dispõe sobre a criação de um calendário escolar a ser desenvolvido no mês de novembro em todas as escolas do município, voltado para a valorização e respeito aos afrodescendentes, a sua cultura e a sua história.
O Legislativo Municipal lançou recentemente o site: http://camarajovemcaraguatatuba.sp.gov.br. A página contém informações sobre o programa, com notícias, proposituras, apresentação dos Jovens Vereadores e mais.