23/11/2017 - Deputado Milton Vieira Pinto receberá honraria nesta sexta-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h30, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Milton Vieira Pinto.

A homenagem se dá por meio do decreto legislativo 357, de autoria do Vereador Dennis da Silva Guerra, aprovado em plenário por unanimidade, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.

Milton Vieira Pinto nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Iepê. Vindo de uma família humilde, passou sua infância naquela região, ao lado de seis irmãos, sua mãe Tereza Vieira e seu pai, Joaquim Pinto. Logo foi para São Paulo, mais precisamente na região da Zona Leste, em busca de novas oportunidades.

Na capital Paulista iniciou a sua trajetória política. Porém, algumas dificuldades estariam pelo seu caminho. Seu pai falecera após quatro anos, obrigando o jovem Milton Vieira a colaborar para o sustento da família. Com o apoio de seu irmão mais velho, conseguiu uma inscrição para o curso de Mecânica Geral, Mecânica de Manutenção e Ajustagem, no SENAI. Ao curso, que era ministrado em São Bernardo do Campo, somava-se a rotina de estagiário na montadora de veículos Ford do Brasil e seu estudo regular.

O novo Cidadão Caraguatatubense se casou com Rosângela Martins, com quem tem três filhos. Em 1990, Milton Vieira entrou para a Igreja Universal do Reino de Deus. Lá conheceu o Dr. Wagner Salustiano, que viria a ser deputado estadual e federal por São Paulo posteriormente.

Em 1991 ele ingressa para a obra ministerial da igreja e um ano depois é ungido a pastor auxiliar, indicado para atuar nos projetos da Sociedade Pestalozzi de São Paulo, entidade que prestava atendimento a crianças e adolescentes portadores de deficiência intelectual. Sua vocação para o serviço humanitário se confirmava cada vez mais, a ponto de ser eleito presidente da Associação Beneficente Cristã (ABC), coordenando o trabalho de evangelização da igreja nos presídios e comunidades carentes do Estado de São Paulo.

Todo este engajamento social fez com que Milton Vieira fosse escolhido para representar a população no Parlamento Paulista. Em 1998 ele foi eleito deputado estadual com 56.099 votos, pelo Prona. Sua reeleição viria em 2002, agora no PFL, com 70.781 votos recebidos. Em sua passagem pela Assembleia Legislativa de São Paulo, várias de suas propostas se transformaram em Lei, tais como o PL 165/03, que tornou obrigatória a divulgação de valores arrecadados a título de multas de trânsito, e o PL 110/00 que proíbe o agenciamento de serviços funerais nas dependências dos estabelecimentos públicos de saúde e nos institutos médico-legais (IML).

Sua carreira parlamentar não se encerraria por aí. No pleito de 2006 ele se candidatou a uma vaga para a Câmara Federal, obtendo 83.045 votos, o que lhe fez ocupar a 4ª suplência. Com a saída do deputado Dr. Pinotti em 2009 para dirigir uma secretaria na Prefeitura de São Paulo, Milton Vieira assume o mandato de deputado federal.

No congresso, ele integrou a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, e Defesa do Consumidor. Em 2011, ele retorna a São Paulo, eleito deputado estadual, através de 71.523 cidadãos paulistas. Em 2014, em pleno exercício do mandato, disputou a eleição e foi reeleito com 92.987 votos para mais um mandato.

“Como deputado estadual e federal, ele sempre defendeu a transferência de verbas através de emendas parlamentares, podendo assim ajudar municípios como Caraguatatuba, que dificilmente conseguem representatividade junto aos governos federal e estadual, é uma justa homenagem a esse homem, que olha com tanto carinho pela nossa região”, disse Dennis Guerra.