Em emocionante solenidade realizada na noite desta sexta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu ao Sr. Fausto de Vita (Benatti) o título de Cidadão Caraguatatubense pelos relevantes serviços prestados ao município.
A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 342/17, da Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos, aprovada por unanimidade no início de maio.
O plenário do Poder Legislativo contou com a presença de amigos e familiares, que prestigiaram a sessão solene e puderam homenagear Benatti. Um vídeo feito pela família foi passado no telão, levando o novo Cidadão Caraguatatubense as lágrimas.
Letrista, decorador carnavalesco e exímio jogador de futebol, Fausto de Vita, conhecido como Benatti, nasceu em 11 de junho de 1932, na cidade de São Paulo. Filho de italianos, seus pais e avós desembarcaram no Brasil no navio de imigrantes em 1905.
Aos cinco anos de idade perdeu a sua mãe. Daí em diante, teve a influência de uma rígida e rude madrasta. Estudou na adolescência em colégios internos, serviu o exército e mudou-se para o Litoral Norte Paulista aos 26 anos, com muitos sonhos e em busca de novas aventuras.
Antes de adotar Caraguatatuba como a sua cidade do coração, morou na Maranduba, em Ubatuba, por dois anos. Trabalhou como letrista, decorador de bailes carnavalescos e de carros alegóricos das escolas de samba, sendo o responsável pela decoração das avenidas da cidade durante os carnavais.
Benatti é casado com Isaura, caiçara, com quem teve seis filhos. Cinco deles residem em Caraguá e uma filha mora fora do país.
Junto com muitos caraguatatubenses superou a catástrofe de 1967 que assolou a cidade. A Oficina Benatti Letras, hoje tocada por um de seus filhos, e sua residência, sofreram com a tromba d´água, que levou toda a propriedade e seus pertences. Na época, a esposa estava grávida.
Na ocasião, Benatti já tinha escolhido a sua cidade. Mesmo triste, não desistiu e lutou para reerguer a sua vida Adquiriu uma casa no bairro Sumaré, onde construiu sua casa, sua família e seus sonhos.
O novo Cidadão Caraguatatubense participava da vida social da cidade, sendo muito conhecido por políticos e no meio esportivo, como excelente jogador de futebol. Fez parte do plantel do Esporte Clube XV de Novembro. Apaixonado pela Sociedade Esportiva Palmeiras, Palestra, como gosta de chamar o time do coração, chegou a treinar no clube na categoria juvenil.
Aposentado dos gramados, ainda freqüenta os campos de futebol de Caraguá para estar próximos dos amigos veteranos da bola. É comum encontrar-se com Benatti passeando de bicicleta pela cidade, espalhando sua alegria e vontade de viver.