Na tarde desta quarta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu os Jovens Vereadores, integrantes do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. O encontro serviu como preparação para a primeira sessão com discussão e votação de proposituras, que acontecerá no próximo dia 19.
Essa é a terceira legislatura da Câmara Jovem, que foi criado por meio do Decreto Legislativo 348/2017 e tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.
O servidor da Câmara Municipal, Marcelo Germano, assessor técnico parlamentar, foi o responsável em explicar aos estudantes como funcionam as sessões, as obrigações dos parlamentares e as diferenças das proposituras.
Os Jovens Vereadores e seus orientadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas. A maioria questionou em relação a elaboração das propostas. Cada um recebeu um modelo de cada tipo de propositura, para ajudar na criação de indicações, moções, requerimentos e projetos.
O Vereador João Silva de Paula Ferreira (De Paula) acompanhou a reunião e conversou com os Jovens Parlamentares, se colocando a disposição para ajuda-los.
Após a reunião, os estudantes puderam visitar o prédio do Legislativo Municipal. No final, foram recebidos pelo Presidente da Casa, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), que se colocou a disposição para ajuda-los no trabalho dessa legislatura.
“Espero que vocês desfrutem muito dessa oportunidade que estão tendo. Contem comigo e com os funcionários da Câmara para que possam aprender e desenvolver o trabalho de forma correta, vocês são o futuro do nosso país”, disse Carlinhos.
A primeira sessão dessa terceira legislatura, que teve início em abril deste ano, será realizada no plenário do Poder Legislativo Municipal no dia 19 de junho, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo pelo site: www.camaracaragua.sp.gov.br e pelo facebook oficial da Câmara Municipal.
O programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara é composto por 15 titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.