07/09/2017 - Jovens Vereadores tomam posse

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira, em seu plenário, a sessão solene para diplomação e posse dos Jovens Vereadores, integrantes do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

O projeto, que tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar, será composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Após a posse, ocorreu a eleição da mesa diretora. Tiago Costa, da EMEF Luiz Ribeiro Muniz, foi escolhido o Presidente desta legislatura da Câmara Jovem. O vice-presidente será Rafael Leite ou Gabriel de Oliveira, que empataram na votação. A escolha será feita na próxima reunião, marcada para o dia 22 deste mês. A 1ª secretária será Nathaly Araujo e a 2ª secretária será Mariana Oliveira.

Durante o programa, nas reuniões mensais que ainda serão agendadas, os titulares tomarão assento no plenário, onde irão deliberar sobre as proposituras e participarão das discussões sobre temas propostos pela comissão. Os suplentes acompanharão todas as discussões.

Para ser um Jovem Vereador, o aluno elaborou um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.

Participam dessa legislatura as seguintes escolas: EMEF Antonia Antunes Arouca, EMEF Maria Thereza de S. Castro, EMEF Luiz Silva do Prado, EMEF Luiz Ribeiro Muniz, EMEF Antonio de Freitas Avelar, EMEF Maria Aparecida de Carvalho, EMEF Maria Moraes de Oliveira, CIEFI Ricardo Luqques S. Serra, EMEF Maria Aparecida Ujio, EMEF Euclydes Ferreira e CIEFI Edna M. Nogueira de Ferraz.

Os Jovens Vereadores são: Carla Beatrtiz Adolfo, Flávio dos Santos Neto, Evelyn Lopes Gomes, Matheus Silva, Cibely ferreira, Tiago Costa, Brenda Fernandes Nascimento, Gabriel de Oliveira Cunha, João Pedro Gaia, Rafael Leite da Silva, Pablo Henrique Esteves da Silva, Marianna de Oliveira Cotia, Yasmin Barbosa Santos, Taylor Lopes e Nathaly de Andrade Araujo.

Os suplentes desta segunda legislatura são: Lucas do Nascimento Cheven, Felipe Dias Martim, Maria Helena de Brito, Eric Diogo, Laura Nunes, Emanuel C. A. Cardoso, Maria Manoella da Silva, Monique Rodrigues da Conceição, Aghatta Victoria Araujo Nascimento, Michele Fontes do Rosário, Thalyta de Sales Gourlart, Caio Lima Gomes de Sousa, Yasmin Moreira Aquino dos Santos, Alexia Victoria Araujo Nascimento e Gabriel Santos da Silva.

O projeto é coordenado pelo assessor jurídico legislativo, Carlos Alberto Paulino Ferreira, juntamente com o assessor de comunicação da Câmara, Vitor Miki. O programa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Secretário, Ricardo Ribeiro, junto com a chefe de seção técnica pedagógica, Sandra de Paula e o chefe de seção de programas e atividades, Mário Luiz da Silva.