27/10/2017 - Legislativo realiza primeira sessão da Câmara Jovem

Após algumas reuniões, os Jovens Vereadores integrantes do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara realizam a primeira sessão para discussão e votação de proposituras. O encontro está marcado para às 14h desta segunda-feira, 30 de outubro, no plenário da Câmara Municipal.

Como ocorre nas sessões ordinárias do Poder Legislativo, haverá na primeira parte a leitura de projetos e a apresentação de indicação e requerimento. Em seguida os parlamentares poderão fazer uso da tribuna.

Será discutido e votado na sessão o projeto de lei da Jovem Vereadora Nathaly de Andrade Araújo, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, que dispõe sobre a criação de um calendário escolar a ser desenvolvido no mês de novembro em todas as escolas do município, voltado para a valorização e respeito aos afrodescendentes, a sua cultura e a sua história. De acordo com a proposta, todas as escolas deverão oferecer atividades de promoção e estimulo para uma educação voltada a igualdade racial.

Os jovens se encontrarão duas vezes por mês na Câmara Municipal. Uma das vezes para aprender sobre o funcionamento da Casa e para a elaboração de proposituras. O segundo encontro no mês será para realizações de sessões.

A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. O objetivo do programa é oferecer aos estudantes do município, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.