22/11/2017 - Legislativo realiza solenidade para entrega de título de Cidadão Caraguatatubense

Será concedido pela Câmara Municipal de Caraguatatuba, em sessão solene, nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h30, o título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Mauro Camargo Franco (Maurinho Carteiro), pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se dá por meio do Decreto Legislativo nº 352 de 22 de setembro de 2017, aprovado por unanimidade pela Casa de Leis, de autoria do Vereador Evandro do Nascimento (Vandinho).

Natural de Paraibuba, Maurinho Carteiro é casado há 23 anos com Gilmara de Pontes Marinho. Pai de três filhos, todos nascidos em Caraguá, chegou a cidade com apenas um ano de idade, junto com seus pais que buscavam melhores condições de vida para a família.

Morador do bairro do Tinga, presenciou e sentiu de perto a tragédia de 1967, quando a montanha veio ao mar e dizimou a cidade, quando tinha apenas oito anos de idade. Aos 12 anos perdeu seu pai. Foi preciso logo cedo buscar no trabalho uma maneira exemplar de ajudar toda a família. Foi engraxate na antiga rodoviária ao lado da Praça Diógenes Ribeiro de Lima e teve uma trajetória dura, mas determinada, como vendedor de sorvete. Logo, aprendeu a profissão de jardineiro e, posteriormente, se especializou como pedreiro.

Em sua trajetória profissional seu primeiro emprego registrado foi aos 16 anos no extinto Supermercado Jóia Mar. Trabalhou também na empresa de ônibus Expresso Rodoviário Atlântico S.A., atuando como cobrador.

Em 1986 prestou concurso para ECT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, alcançando êxito e exerceu as funções de Executante Operacional e Carteiro até o ano de 2004, vindo a se aposentar por invalidez por ter sido acometido por hanseníase.

No segmento social sempre se dedicou de forma atuante e despojada enquanto monitor de futebol das crianças e adolescentes, especialmente no bairro do Tinga. Atuou desde a categoria Sub-9 até a Sub-18 sendo que, neste período, teve a oportunidade de representar a Associação Atlética Corinthians, sagrando-se campeão em vários torneios promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, tanto no futebol de campo quanto no futsal e no no beach-soccer.

Teve participação especial no Projeto Social Ponte Nova Brasil – Japão, em companhia do Professor Edinho Silva. Infelizmente, no ano de 2009, depois de intenso trabalho no segmento esportivo e em especial na Associação Desportiva Caraguá, obrigou-se a se afastar devido a problemas de saúde.

“É uma honra poder entregar essa importante honraria ao Mauro, um homem que conheceu nossa cidade e aqui fincou raízes, defendendo sempre com unhas e dentes. Com seu trabalho voluntário junto aos pequenos esportistas, levou o nome de Caraguatatuba e ensinou aos pequenos à responsabilidade, cidadania e respeito ao próximo”, disse Vandinho.