03/05/2018 - Luzia Miranda receberá honraria do Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Caraguatatuba concede o título de Cidadã Caraguatatubense a Sra. Luzia Miranda Barreto, em sessão solene nesta sexta-feira, a partir das 19h30.

De autoria do Vereador João Silva de Paula Ferreira (De Paula), a homenagem se dá por meio do decreto legislativo 367, de 14 de dezembro de 2017, pelos relevantes serviços prestados por Dona Luzia Miranda ao município.

Nascida em Taubaté e criada em Tremembé, chegou a Caraguatatuba aos 19 anos de idade, acompanhando o seu marido, Carlos Miranda Barreto Filho. Quando chegou, logo se interessou por ajudar voluntariamente a recolher moradores de rua, que ficavam na praça da cidade e, assim, fez amizades com assistentes sociais do município. Logo, começou a ajudar nos hospitais e posteriormente no asilo.

Dona Luzia resolveu se dedicar apenas a crianças, acolhendo e alimentando-as. Devido a sua dedicação, entre 1975 e 1980, o Juiz da Comarca da época a convidou para ser a primeira mulher Comissária de Menores do Município, cargo que ocupou até a criação do Conselho Tutelar em 1991. Entre suas atribuições, estava: recolher as crianças que estavam na rua desacompanhadas após o horário permitido e levá-las aos responsáveis, e, quando era o caso, acompanhar os menores a outras cidades para devolvê-los aos pais; acompanhar os menores que recolhidos pela extinta FEBEM e os buscá-los quando eram liberados.

Algumas crianças que precisavam ser acolhidas temporariamente eram levadas para a casa da Dona Luzia, onde recebiam todos os cuidados necessários até que alguém da família pudesse buscá-las. Os acolhidos conviviam com seus próprios filhos em sua residência, se alimentavam, brincavam e dormiam juntos. Foi devido ao grande contato com crianças, que acabou adotando 4 de seus sete filhos.

A nova Cidadã Caraguatatubense executava suas atribuições de forma rígida, mas sempre de forma humana, procurava ganhar a confiança das crianças antes de se apresentar como funcionária do Poder Judiciário. Graças ao importante trabalho desempenhado e com muito orgulho, já foi reconhecida algumas vezes na rua por adultos que quando crianças passaram por ela devido a infrações que cometeram e hoje são cidadãos de bem, com famílias formadas e bons empregos.

“Pela admiração que temos por pessoas que se dedicam, voluntariamente, tirando do próprio sustento para dar melhores condições de vida às crianças abandonadas, e por outras tantas razões, é mais do que merecida essa homenagem a Dona Luzia”, disse De Paula.