19/06/2019 - Meio Ambiente, segurança e ciclovias foram alguns dos temas abordados na tribuna da Câmara Jovem

Na primeira sessão da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara, os Jovens Vereadores tiveram a oportunidade de usar a tribuna e falar sobre qualquer assunto.

Temas como meio ambiente, segurança, ciclovia, cultura, bullying, entre outros, foram comentados pelos estudantes que integram o projeto.

A Jovem Vereadora e vice-presidente, Sophia Gonçalves Vecchio, chamou a atenção ao comentar sobre o cuidado que se deve ter com o meio ambiente.

“No nosso município, o bioma predominante é a Mata Atlântica, rico em fauna e flora, mas vocês se importam? A baia de Caraguatatuba possui muitas praias. Em dezembro de 2018 foram monitoradas 132 praias do Litoral Norte de São Paulo, 15 delas são em Caraguatatuba, nove foram classificadas como inaceitáveis em relação ao lixo na areia... O resíduo impacta na fauna e na flora, mas quem quer frequentar uma praia poluída e cheia de resíduos? Já que a maioria de nós só pensa em dinheiro, isso pode impactar na nossa economia, fazendo com que turistas não queiram mais frequentar nossa cidade...”, diz um trecho do discurso de Sophia, que continuou lamentando a falta de conscientização das pessoas com a natureza.

O assunto meio ambiente também foi abordado pela Jovem Parlamentar Eyxla Lorrane da Silva e Davi Figueiredo e Silva, que falaram sobre a proibição da venda de descartáveis na praia e o trabalho voluntário por parte dos alunos da rede pública com recolhimento de lixos em praias e praças públicas.

Amanda de Lira Brito Nascimento usou a tribuna e tratou do tema “segurança e educação no trânsito”. Ela criou um projeto, que apresentará nas próximas sessões com o objetivo de coordenar um trânsito melhor com um semáforo para as bicicletas. A Presidente da Câmara Jovem Bianca Santos teceu críticas as condições das ciclovias do município.

Na questão de segurança pública, Thais Emanuelle Durães mostrou preocupação com a atual situação no município e cobrou das autoridades medidas, sugerindo a criação de programas e uma atenção maior nas escolas.

Os animais também foram lembrados pela Câmara Jovem nessa primeira sessão. Lais Pereira Cury usou a tribuna para parabenizar a ONG Anjos de Pata pelos serviços prestados na cidade.

A Jovem Parlamentar Laura Diniz Soares discursou pedindo apoio a Escola de Bailados do município de Caraguatatuba. Atualmente, segundo ela, as alunas utilizam uma sala do Teatro Mário Covas e necessitariam de uma sede para as aulas.

A atenção a ser dada aos jovens que sofrem bullying foi lembrada na sessão pela estudante Julia Rodrigues de Jesus. A jovem lembrou do ataque a escola de Suzano e de casos que acontecem diariamente na vida de muitas pessoas.

Outro destaque na sessão ficou por conta do Jovem Vereador Pedro Silva Neto, que no uso da tribuna, pediu apoio do Poder Executivo para que seja criado um projeto incentivando a leitura de livros em praças públicas. Segundo ele, a ideia é ter uma tenda com um contador de estória e um recreador, oferecendo entretenimento e cultura às crianças, tirando muitos da rua para algo benéfico em suas vidas.

As sessões da Câmara Jovem podem ser assistidas no site da Câmara Municipal, na sessão de vídeos e no facebook oficial.