20/05/2021 - Presidente da Câmara congratula com doadoras de Leite Humano

A moção de congratulações 25/2021, de Renato Leite Carrijo Aguilar (Tato Aguilar), vereador e presidente do Legislativo Municipal, foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária do dia 18.

A propositura homenageia as doadoras de Leite Humano pela passagem do Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. A data foi definida em 2010 como marco legal da criação da Rede de Bancos de Leite Humano-RBLH em 23 países, seguindo o modelo brasileiro que é a maior no mundo.

“A data impulsiona a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, como proteção a saúde dos recém-nascidos prematuros e a promoção do aleitamento materno devido aos seus inúmeros benefícios para saúde da criança, tais como proteção contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, reduzindo em até 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos, além da redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta entre outros benefícios. A divulgação do Banco de Leite Humano é um dos objetivos da comemoração da data assim como o agradecimento a todas as nutrizes que se dedicam ao cuidado da ordenha, armazenamento e doação do leite materno”, diz um trecho da moção.

Tato Aguilar, no documento, estendeu o agradecimento aos profissionais do Banco de leite humano em reconhecimento pela dedicação constante em apoiar, promover e defender o aleitamento materno como princípio de saúde e desenvolvimento materno infantil, demonstrando respeito em cada atualização no controle de qualidade do leite.

O Banco de Leite Humano de Caraguatatuba foi implantado em 17/04/2018 no prédio UPA e

atualmente encontra-se no prédio Pró Mulher onde recebeu uma melhor estrutura e adaptação.

O Banco de leite humano de Caraguatatuba teve em seu histórico aproximadamente 290 doadoras cadastradas e atualmente possui 20 doadoras ativas que alimentam o estoque de leite de doado. O leite humano doado passa pelo processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído e utilizado pelos prematuros da Casa de Saúde Stella Maris setor UTI Neonatal e maternidade. Qualquer quantidade de leite materno doada pode ajudar. Para se ter uma ideia, 1 ml de leite já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. Agradecemos a dedicação de todas as doadoras que alimentaram a necessidade de proteção de nossas crianças prematuras, somente a mulher nutriz doadora sabe o tamanho da sua dedicação para doar este alimento, a todos funcionários do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba que realizam a captação, pasteurização, controle de qualidade e distribuição do leite e aos funcionários da Uti Neonatal, Maternidade, lactário que recebem e prepara este alimento para devida oferta aos prematuros. A todos que diretamente e indiretamente trabalham o apoio à promoção e proteção do aleitamento materno em especial

neste período de pandemia Covid 19.