29/04/2019 - Programa Jovem Legislador realiza solenidade de posse e conhece a nova Presidente

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta segunda-feira a sessão solene para dar posse aos integrantes da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. Bianca Santos foi eleita Presidente da edição 2019.

Os 15 Jovens Vereadores e os seus suplentes fizeram o juramento de posse, junto com o Presidente do Legislativo Municipal, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia).

A solenidade contou com a presença do Prefeito Aguilar Junior, da Secretaria de Educação, Marcia Paiva e dos Vereadores: Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá), Jair Silva, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) e Salete Maria de Souza Paes. Orientadores dos estudantes, diretores, professores, familiares e amigos, lotaram o plenário da Câmara Municipal.

O projeto da Câmara Jovem foi criado por meio do Decreto Legislativo 348/2017 e tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. O programa é composto por 15 titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Os Jovens Vereadores empossados são: Thais Emanuelle Duraes, Julia Rodrigues de Jesus, Rebecca Pedroso Cunha, Tiago da Costa Andrade Cardoso, Eyxla Lorran e Oliveira da Silva, Luara Germano Batista, Marco Antônio Duarte Aulicino, Bianca Santos, Sophia Gonçalves Vecchio, Amanda de Lira Brito Nascimento, Mayara Tabosa Rocha, Arthur Rangel de Almeida Silva de Santana, Pedro Silva Neto, Pamela Bernardes Pedreira e Sarah Feijó Fernandes.

Jovens Suplentes: Nayara Ramos Florêncio, Mario Luan de Oliveira Silva, Camily Vitoria Diniz da Silva, Bárbara Alves, Arthur Xavier Rocha de Souza, Rebeca Lorhany Gonçalves Carneiro, Maria Julia Prado Pereira, Giuliana Soares Ribeiro, Helenna Cristina de Oliveira Cotia, Lazuly de Jong Orteney Do Nascimento, Camila Szabo de Oliveira, Davi Figueiredo e Silva, Josafa Marcello Rodrigues, Leticia Pacheco Cabral e Laura Diniz Soares.

A primeira reunião da Câmara Jovem 2019 está marcada para o dia 17 de maio, às 09h30, na sede do Poder Legislativo Municipal.

Bianca Santos é a Presidente da Câmara Jovem 2019

Aluna do 9º ano do CIEFI Ricardo Luques S. Serra, Bianca Santos obteve seis votos e terá ao seu lado na Mesa Diretora: Sophia Gonçalves Vecchio como Vice-Presidente; Rebecca Pedroso Cunha como 1ª secretária e Amanda de Lira Brito Nascimento como 2ª secretária.

Grata, a nova Presidente da Câmara Jovem diz se sentir muito feliz pela confiança que recebeu e que agora terá uma responsabilidade a mais. Bianca Santos contou o que a fez ser uma Jovem Vereadora.

“Eu sempre gostei da democracia, já participei de chapas de grêmios estudantis e entendi que esse projeto é algo bem maior, que me possibilitaria ajudar o município”, disse.

Bianca Santos revelou que já tem uma proposta em mente para levar a discussão no plenário durante a sessão da Câmara Jovem. “Conversando com a minha suplente, pensei em fazer algo relacionado as sinalizações com nomes de ruas na cidade”, revelou.

Essa é a terceira edição do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. Em 2017, o Presidente da primeira turma foi Tiago da Costa Andrade Cardoso, em 2018 foi a Jovem Vereadora Sophia Assef Cunha.