O projeto de lei Nº 34/23 de autoria do vereador e líder de bancada Jair Silva, que institui e acrescenta do Calendário Oficial de Eventos do Município o "Dia Municipal dos Observadores de Aves" foi aprovado por unanimidade em votação na última sessão ordinária no plenário do legislativo. O projeto acrescenta no calendário municipal eventos e atividades relevantes a determinados segmentos da sociedade de modo a incentivar o debate e reflexão de questões relacionadas à sustentabilidade socioambiental.
Em sua explanação, o autor do projeto destacou: “Trata-se do primeiro passo de uma longa caminhada, pois temos em mente diversas outras ações voltadas a esta temática. A ausência de políticas públicas impediu, por muito tempo, o despertar de um olhar sensível para com as aves. Sinto-me honrado por ser autor desta propositura que será um marco na história do município para a proteção dessas criaturas”.
Jair frisou ainda que outras atividades socioambientais já estão sendo confeccionadas, como por exemplo, uma proposta de criação de políticas públicas destinadas à educação ambiental com ênfase na identificação de aves locais, além da eleição da ave símbolo do município de Caraguatatuba.
O vereador Fernando Cuiu fez um elogio à propositura apresentada: “Quero parabenizar o vereador Jair Silva pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com a soltura de pássaros na cidade. Precisamos ter a conscientização de que os pássaros precisam viver livres e soltos, da mesma forma como vieram para nossa natureza”. O projeto segue para sancionamento pelo prefeito Aguilar Junior.