30/10/2017 - Projeto voltado aos afrodescententes é aprovado pela Câmara Jovem

Na tarde desta segunda-feira foi realizada a primeira sessão ordinária do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara. Os Parlamentares discutiram e aprovaram o projeto de lei 01/17, de Nataly de Andrade Araújo, da EMEF Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, que dispõe sobre a criação de um calendário escolar a ser desenvolvido no mês de novembro em todas as escolas do município, voltado para a valorização e respeito aos afrodescendentes, a sua cultura e a sua história.

De acordo com a proposta, todas as escolas deverão oferecer atividades de promoção e estimulo para uma educação voltada a igualdade racial. A propositura foi aprovada por unanimidade e agora será encaminhada como sugestão ao Poder Executivo Municipal.

Os Jovens Vereadores tiveram pela primeira vez a oportunidade de simular uma sessão. No início, após leitura da bíblia, foi lido o projeto de lei do Parlamentar Pablo Henrique Esteves da Silva, do CIEFI Profº Ricardo Luques Sammarco Serra, que dispõe sobre a criação de núcleos fixos nas escolas municipais para arrecadação de lixo reciclável, junto uma cooperativa para pais de alunos que não tenham renda e que possam se beneficiar do material recolhido. A proposta deve entrar para votação nas próximas sessões.

Em seguida foi discutido e aprovado por unanimidade o requerimento 01/2017, de Rafael Leite da Silva, que requer do Executivo, informações sobre a possibilidade de contratar um psicólogo em todas as unidades escolares municipais de Caraguatatuba.

O Jovem Vereador Flávio dos Santos Neto teve lida a indicação de sua autoria que indica ao Executivo que seja construído um anfiteatro ou auditório em todas as escolas municipais que tenham mais de 300 alunos.

Essa é a primeira turma do programa Jovem Legislador no novo formato criado pelo projeto do Presidente Renato Leite Carrijo de Aguilar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. O objetivo do programa é oferecer aos estudantes do município, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

O próximo encontro está marcado para o dia 14 de novembro, às 9h, em reunião fechada para ensinamentos aos Jovens Vereadores, que poderão tirar suas dúvidas e ter o auxílio na elaboração de proposituras. A segunda sessão ordinária acontecerá no dia 29 de novembro, às 14h, na Câmara Municipal.

O Legislativo Municipal lançou recentemente o site: http://camarajovemcaraguatatuba.sp.gov.br. A página contém informações sobre o programa, com notícias, proposituras, apresentação dos Jovens Vereadores e mais.