A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou por unanimidade na 35ª sessão ordinária, realizada na noite desta terça-feira, o projeto de lei 66/17, do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), que institui no calendário oficial do município o “Dia da Imigração Japonesa”.
De acordo com a propositura, a data deve ser celebrada anualmente no dia 18 de junho. O Parlamentar ressalta que atualmente, segundo dados do Memorial do Imigrante, existem mais de 1 milhão de imigrantes japoneses no país, e Caraguatatuba conta com diversas pessoas provenientes de variadas regiões do Japão, trazendo ética e sua forma produtiva de agir e de transformar para melhor a terra onde habitam. O autor da proposta falou do caráter dos japoneses e de suas atitudes solidárias.
Também na pauta, foi aprovado o projeto de lei 069/17, do Poder Executivo, que dispõe sobre abertura de créditos adicionais suplementares ao orçamento do município no exercício de 2017 e dá outras providências. Segundo a Prefeitura, a medida é necessária, pois a projeção da arrecadação de tributos municipais está acima do previsto para o exercício de 2017, sendo necessária para atendimento de despesas não previstas quando da elaboração do orçamento vigente, inclusive para ajustes na folha de pagamento de pessoal, em especial reforço na folha de pagamento da Secretaria de Educação em virtude da baixa de arrecadação do FUNDEB.