Na última segunda-feira (04), os servidores públicos, assessores e estagiários da Câmara Municipal de Caraguatatuba realizaram um treinamento interno sobre o tema “Planejamento de Comunicação”. O encontro foi ministrado pelo CEO e Fundador da SXS Marketing, Rafael Seixas, que contou um pouco aos servidores sobre sua trajetória profissional e deu algumas dicas sobre a importância do planejamento com foco no setor público para uma comunicação mais eficiente.
O treinamento foi voltado para o desenvolvimento do planejamento de comunicação e como ele pode auxiliar no desenvolvimento do plano de ação para atingirmos os objetivos traçados, proporcionando mais eficiência na comunicação para a população, desde os conceitos teóricos até o modo prático.
Durante o encontro, Rafael explicou sobre a importância do processo de planejamento de comunicação governamental, que visa organizar e orientar as atividades de comunicação de órgãos públicos de maneira mais eficaz e transparente, além da definição clara de objetivos alinhados aos interesses públicos, como identificação do público-alvo, escolha de mensagens-chave, seleção de canais adequados, criação de conteúdos relevantes, entre outros temas.
“O fato de termos um planejamento de comunicação efetivo é muito importante, ainda mais no setor público, que possui informação para atender os anseios da população. Ter uma visão clara dos objetivos, como também uma organização para desenvolvimento do plano de ação para o público-alvo é essencial. A comunicação eficaz não é apenas sobre transmitir informações, mas sobre inspirar ação e construir relacionamentos duradouros”, destacou o profissional.
Rafael explicou ainda sobre os desafios encontrados durante a elaboração do planejamento e a importância das estratégias de comunicação para diferentes grupos: “O sucesso da comunicação não está apenas na mensagem que enviamos, mas na forma como ela é recebida e compreendida pelo seu público-alvo”, frisou.
Também foi explanado sobre a importância das ferramentas de comunicação e tecnologias que nos auxiliam no planejamento, como relatórios digitais, CRM, redes sociais e email marketing, além da avaliação de métricas para verificar o desempenho das estratégias de comunicação, e os tipos de planejamentos existentes: estratégico e tático (a longo prazo) e operacional (curto prazo).
Ao final do encontro, Rafael trouxe alguns cases de sucesso como exemplo e realizou um exercício prático com os servidores sobre a importância da estruturação de um plano de ação baseado na organização das informações. “Devemos criar indicadores para cada objetivo, mensurar sua evolução e se necessário sua otimização, bem como projetar soluções com base em possíveis crises ou conflitos”, finalizou.