Vivendo em Caraguatatuba há quase 90 anos, Pedro Paes criou raízes às margens do Rio Juqueriquerê, sendo uma testemunha privilegiada da evolução da cidade. É sobre essa personalidade caiçara, o terceiro episódio do programa especial ‘A Cara de Caraguá’, exibido e produzido pela TV Câmara, no próximo sábado (19/4), às 12h.
O programa especial ‘A Cara de Caraguá’, foi idealizado em comemoração aos 168 anos da cidade e tem produção de quatro episódios, exibidos semanalmente ao longo do mês de abril, onde retrata a vida de moradores que se misturam com a história da cidade.
Dois episódios já foram exibidos, e ultrapassaram 117 mil visualizações. O número expressivo reforça o forte vínculo do público com as memórias e histórias que moldam a identidade da cidade, valorizando a importância da cultura local e de preservar as raízes do povo caiçara.
O personagem desta semana, Pedro Paes, é autodidata, artesão e pescador. Nascido em São Sebastião, ele se casou com uma caiçara que possui família em Caraguá por mais de quatro gerações. A relação da família de Pedro com o rio vai além do alimento e acesso à água: é um caso de amor. E como fruto nasceu a Associação Caiçara do Juqueriquerê, a Acaju.
Na próxima semana, os telespectadores ainda irão conhecer a história de Edna, escritora nascida e criada às margens da praia do Camaroeiro. Já passaram pelo especial, o maestro Zé Maria e a enfermeira Nilma da Silva Spranger.
O programa é transmitido no canal do Youtube da TV Câmara e nas redes sociais da Câmara de Caraguatatuba, aos sábados, sempre às 12h. Os episódios anteriores ficam disponíveis nos canais oficiais da TV Câmara de Caraguatatuba.