01/12/2017 - Título de Cidadão Caraguatatubense é concedido a Samuel Alves de Lima

O Poder Legislativo Municipal, na noite desta sexta-feira, em sessão solene, entregou o título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Samuel Alves de Lima, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo 354/2017, de autoria do Vereador José Eduardo da Silva (Duda Silva), que foi aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo Municipal.

O plenário da Câmara esteve lotado de amigos e familiares presentes para prestigiarem a solenidade, que contou com a presença dos Vereadores: Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar), Dennis da Silva Guerra, Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá), de Duda Silva e do suplente Tomaz Soares de Santana (Tomaz da Mansão).

Natural do município de Janiópolis, no Paraná, Samuel entrou para o 1º Batalhão de Policiamento Rodoviário de São Bernardo do Campo, em São Paulo, no ano de 1997. Já com aproximadamente 15 anos de efetivos serviços, pode atender aos seus desejos de morar em um local mais tranqüilo.

O novo Cidadão Caraguatatubense conheceu Caraguá durante as férias que tinha, quando vinha passear com a família. Após a primeira visita se apaixonou e não se tranquilizou até conseguir sua transferência.

Casado com a Sra. Ivanete do Socorro Pereira de Lima, com quem tem três filhos, Samuel sempre estudou em escolas públicas durante o primeiro período de sua educação. Já em Caraguatatuba, se formou Bacharel em Teologia pela FAETAD e Serviço Social pela UNIP. Atualmente é pastor da Igreja Evangélica Cristã Presbiteriana.

Como policial rodoviário desenvolve ações comunitárias voltadas ao público infantil, em palestras educativas que abrangiam diretrizes de trânsito e também de socorrismo. Devido a sua maneira especial de atender as crianças e também as pessoas que necessitavam de atendimento, começou a ser procurado para esclarecimentos e também ações comunitárias. Como pastor, desenvolve trabalhos com moradores de rua, desde acolhimento, roupas, comida e encaminhamento social.

É responsável pelo projeto voltado para a comunidade, denominado PATRULHEIROS DO REI, com reuniões aos sábados e que recebe mais ou menos 50 alunos, dos 08 aos 20 anos, que desenvolvem trabalhos junto com outros colaboradores evidenciando a cidadania, civismo, reforço escolar, esportes, ações de preservação do meio ambiente, noções de primeiros socorros e ordem unida (hierarquia e disciplina).

Como exemplo, podemos citar que, por ocasião das fortes chuvas que assolaram a cidade no mês de março de 2017, colaborou intensamente na separação de roupas e mantimentos.

O novo filho de Caraguá desenvolve também, junto com a esposa, na Igreja, atividades de conselheiro matrimonial voltado para a comunidade. E, no 20º Batalhão da Policial Militar, em Caraguatatuba, desempenha as funções de capelão em atendimento de policiais e seus familiares, de ordem psicológica e espiritual.

“Sem dúvida uma pessoa que tem guardada em seu coração noções de bondade, humildade e comprometimento e que muito pode doar aos necessitados. O Pastor Samuel, junto com sua família, conheceu nossa cidade e imediatamente se apaixonou. Na primeira oportunidade vieram aqui fincar raízes e desenvolver trabalhos voluntários. Com a ajuda da Igreja, podem ampliar esses auxílios aos muitos caiçaras que necessitam de cuidados. É uma honra conceder essa honraria a ele”, disse Duda Silva, responsável pela homenagem.