O Sr. Leoclides Domingos Galina recebeu das mãos do Vereador Julio Cézar Alves o Título de Cidadão Caraguatatubense em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba.
Acompanhado de sua esposa, Mari, o proprietário da Madeireira Getuba, empresa que está em Caraguá desde 1991, contou com a presença de familiares e amigos, que prestigiaram a solenidade.
A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 262, de 12 de novembro de 2014, de autoria de Júlio Alves, pelos relevantes serviços prestados ao município pelo empresário que é conhecido carinhosamente como Kid.
Filho de Clementino e Dona Albina, Kid é casado com Mari, desde 1982, com quem teve seus dois filhos, Thais e Lucas, que fez uso da palavra e falou um pouco do pai, novo cidadão caraguatatubense.
Kid rodou o país em busca de melhor condição de vida. Morou em uma fazenda na zona rural de Videira, em Santa Catarina, onde se deslocava por cerca de 3 km para chegar à escola. Ainda na infância se mudou para Pato Branco, no Paraná, onde trabalhou como ajudante de pedreiro, pintos, lixador de tacos e auxiliar na plantação de tomate e nectarinas de seu pai.
O empresário atuou como auxiliar técnico na Companhia Paranaense de Energia Elétrica, mas logo descobriu a vocação de empreendedor e comprou um bar e restaurante, quando tinha apenas 18 anos de idade. Em pouco tempo, já tinha dois bares e uma sorveteria.
Pouco tempo depois, decidiu vender tudo e comprar dois caminhões junto com um de seus irmãos, momento em que se tornou motorista de estrada, viajando praticamente todos os Estados do Brasil, comprando diversos tipos de mercadoria e revendendo.
Após dois anos, Kid decidiu voltar ao Paraná e comprou um novo bar, onde conheceu muita gente. Uma delas, o ofereceu a oportunidade de ser distribuidor e representante da Cooperativa Central do Paraná, no Sudoeste do Estado e Oeste de Santa Catarina.
Kid ainda passou por Rondônia, onde viveu um tempo sem a esposa e a filha que já havia nascido. O local vivia o progresso, mas ainda não tinha nenhuma estrutura. Já proprietário de uma serraria, decidiu ir para o Estado de São Paulo com o intuito de abrir um depósito de madeira para venda direta ao consumidor. Pesquisou em algumas cidades, mas em nenhuma viu a chance do negócio progredir. Quase voltando para Rondônia, recebeu uma proposta de um representante para conhecer a cidade de Caraguatatuba, a qual nunca tinha ouvido falar.
Ao chegar na cidade, logo se encantou, pois a aparência não era muito diferente de onde veio, pois Caraguá não era nem de perto o que é hoje. Também pela acolhida do povo, decidiu que ali seria a sua casa.
Em Caraguatatuba, abriu a Madeireira Getuba em 1991, e, como todo início, passou por algumas dificuldades. Kid sempre esteve envolvido em projetos sociais apoiando várias escolas de futebol para crianças, asilos, Apaes, Igrejas, e outros.
Trouxe boa parte de sua família para morar aqui, abrindo outros negócios que também expandiram por todo o Litoral Norte.
Após uma enchente no bairro Rio do Ouro, fez a doação das madeiras para reconstrução da ponte que fora estragada pela água. Também doou madeiras para o telhado da casa de uma família muito humilde que foi destruída por um incêndio. Além dessas contribuições, sempre procurou orientar seus funcionários para que tenham suas atitudes sempre baseadas no respeito, dedicação, amor e gratidão com a sociedade e com o local onde vivem.
Aqui em Caraguatatuba, viu seus filhos crescerem e se formarem, a Thais em Administração e o Lucas em Direito, que hoje auxiliam nos negócios da família. Foi aqui também que realizou suas maiores conquistas.