20/11/2013 - Título de cidadão caraguatatubense será entregue a Padre Mateus

Será realizada nesta sexta-feira, 22 de novembro, a partir das 19h30, uma sessão solene para entrega de título de cidadão caraguatatubense ao Padre Mateus Martins de Almeida, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no bairro do Travessão.

A honraria concedida pela Câmara Municipal de Caraguatatuba será dada por meio do Decreto Legislativo de nº 236, de 20 de maio de 2013, de autoria do vereador Elizeu Onofre da Silva (Ceará), que parabeniza o homenageado.

“Parabéns ao Padre Mateus, essa pessoa fantástica que tanto contribui com a vida de muitos seres humanos de nossa cidade, em especial da região Sul. Um homem de bem, que tem um talento maravilhoso em levar a palavra de Deus para dentro do coração de muitas famílias. Fico feliz em poder oferecer essa honraria tão merecida a essa pessoa”, disse Ceará.

Padre Mateus Martins de Almeida nasceu em 05 de Junho de 1979 na cidade de Lorena, Vale do Paraíba. Filho de Benedito de Almeida e de Zenaide Martins de Almeida, que tiveram mais quatro filhos: Fábio, Adriana, Daniel e Nathaly. Seus pais são falecidos.

O homenageado conta que nunca havia pensado em seguir a carreira eclesial, pois depois de concluído o estudo do Ensino Médio pensava em cursar a Faculdade de Ciências Biológicas, Agronomia ou algo no ramo. Os pais sempre zelavam pela sua educação religiosa. Depois de algum tempo sem frequentar assiduamente a Igreja começou a participar das Missas Dominicais e logo das celebrações diárias, envolvendo-se cada vez mais na vida eclesial, até que foi convidado para participar de um movimento chamado Fé e Luz que trabalha com pessoas deficientes. Pouco tempo depois começou a participar da Pastoral Litúrgica e Vocacional, onde percebeu o chamado de entrega ao Reino de Deus.

Cursou Filosofia pelo Centro Unisal Salesiano de Lorena e consecutivamente o Instituto Canção Nova de Filosofia e Teologia na Faculdade Deohoniana de Taubaté, concluído em 2007.

Conheceu Dom Antônio Carlos Autieri, então Bispo da Diocese de Caraguatatuba de quem recebeu o convite para conhecer o Litoral Norte, no mês de agosto de 2007 e como seminarista foi morar em Ilhabela e ficou auxiliando na Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, com o Pe. Sandro Degarres, da Ordem Religiosa Doutrinado de Cristo, dando assistência a todas as pastorais.

No ano de 2008, foi para São Paulo, mais precisamente na Zona Leste, auxiliando na Pastoral da Juventude e trabalhando com jovens e participando de uma grande obra social Salesiana, onde pode aprender mais sobre a vida religiosa. De volta a Diocese de Caraguatatuba ficou trabalhando e auxiliando todas as pastorais na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro Travessão.

Em 31 de Janeiro de 2009 foi ordenado Diácono e continuou na Paróquia Nossa Senhora da Glória com o pároco responsável, Pe. Ilmo Dick. Em 01 de Agosto de 2009 aconteceu o tão esperado sonho, a ordenação sacerdotal. Ficou alguns meses trabalhando com o Pe. Ilmo Dick como Vigário Paroquial, na comunidade Nossa Senhora da Glória, no Bairro do Travessão e em novembro de 2009 foi empossado Pároco responsável pela comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Bairro do Travessão, onde permanece até hoje trabalhando em prol da comunidade, atendendo toda a Região Sul.

Hoje, Padre Mateus também trabalha como assessor da Pastoral Carcerária Diocesana e fazendo visitas semanais ao CDP-Centro de Detenção Provisório, proporcionando momentos de oração aos detentos e suas famílias.