11/05/2017 - Vereadores se reúnem com CCZ e ONGs que protegem animais

Na última terça-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, aconteceu uma reunião organizada pelo Vereador Dennis da Silva Guerra para discutir a situação do controle de população animal na cidade.

Ongs de proteção animal e os protetores independentes, juntamente com os Parlamentares presentes, puderam tirar as dúvidas sobre as ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que foi representada pelo veterinário Dr. Guilherme Garrido, que explicou como está o andamento do Programa de Castração e porque tal programa não tem continuidade durante o ano todo.

No encontro, foi também discutida a identificação dos animais. Nesse tema, os protetores de animais insistiram na necessidade da identificação para diminuição na questão de abandono, comum no município.

“Foram descritos os maiores problemas enfrentados pela proteção animal na cidade, as dificuldades que eles enfrentam ao tentar suprir a carência que o município tem no trato digno aos cães e gatos, domiciliados ou não”, falou Dennis Guerra, sobre a reunião.

Como o controle de população animal e a identificação são itens que constam de um Termo de ajustamento de Conduta firmado em 2011 entre o Ministério Público e Prefeitura, os protetores solicitaram a colaboração dos Vereadores para exigir do Executivo, providências para o cumprimento integral das cláusulas.

Foi consenso que em Caraguá há a necessidade da criação de um Centro de Referência Animal, a exemplo do que existe em Ilhabela. E todos concordaram que este Centro deve ser criado, mas que o Centro de Controle de Zoonoses tem que ter participação efetiva no projeto.

Por fim, os vereadores se colocaram à disposição da Proteção Animal para o que fosse necessário no cumprimento do TAC e na melhoria da condição de vida dos animais de Caraguá.