09/11/2017 - Zé da Viola e Viana Neto recebem honraria da Câmara Municipal

O Poder Legislativo Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de quinta-feira, sessão solene para a entrega de dois títulos de Cidadão Caraguatatubense. Receberam a honraria os Srs. José Augusto Viana Neto e José de Oliveira (Zé da Viola).

Amigos e familiares dos homenageados marcaram presença na solenidade presidida pelo Presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar).

Através do decreto legislativo nº 345/2017, de autoria do Vereador Aguinaldo Pereira da Silva Santos (Aguinaldo Butiá), foi concedida a honraria ao Sr. José Augusto Viana Neto, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Corretor de imóveis, Viana Neto, como é conhecido, nasceu em Patrocínio Paulista e é casado com Angelita Esnarriaga Viana, com quem tem dois filhos. Residente em Praia Grande, onde possui seu escritório, ele integra o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECI).

O novo Cidadão Caraguatatubense é também membro do Rotary Club de sua cidade e Grande Mestre da Loja Macônica do Chile, se colocando sempre à disposição de Caraguá, auxiliando na doação de equipamentos como cadeira de rodas, muletas, próteses e demais equipamentos para diversas entidades da cidade.

Como presidente do CRECI, vem dando especial atenção junto à Secretaria Estadual de Habitação auxiliando nos processos de instalação de casas populares, inclusive em Caraguatatuba, local que visita com bastante frequência.

“Ajudar os menos favorecidos e cada vez mais cativar amigos é o que mais Viana Neto sabe fazer, por isso merece que nossa cidade retribua com a mais importante das homenagens aqui concedidas”, justificou Aguinaldo Butiá.

Na solenidade, também foi dada a honraria ao Sr. José de Oliveira, conhecido como Zé da Viola. A homenagem se deu por meio do decreto legislativo 350/2017, de Fernando Augusto da Silva Ferreira (Fernando Cuiu).

Natural da cidade de Morro Agudo, Zé da Viola casou-se com Georgina Aparecida de Oliveira, companheira há mais de 45 anos, onde deste matrimônio nasceram três filhos.

Em 1977, mudou-se para Caraguatatuba com a família. Desde sua chegada ao município, trabalhou na construção civil, feira livre, comércio varejista e como garçom. Porém, desde jovem a música foi a sua maior paixão. Como compositor, através de suas letras, sempre contou sobre as belezas, as tristezas, dores e os amores da região. Em 1986 foi convidado para gravar um disco viajando e cantando pelo Brasil. Nesse período, periodicamente estava em Caraguá, pois sua família aqui permaneceu.

Católico praticante, presta serviços sociais com os demais membros da Igreja São José, no Morro do Algodão.

“O Zé da Viola tem por Caraguatatuba um carinho especial, pois aqui escolheu para viver e ser um cidadão útil à sociedade. Após 40 anos morando em nosso município e, por tantos serviços aqui prestados, com certeza está credenciado a receber a cidadania caraguatatubense”, disse Fernando Cuiu.